O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um discurso na terça-feira (15) para defensores dos direitos das pessoas com deficiência, em Chicago. Esta foi a primeira grande aparição do democrata desde que deixou a Casa Branca, em janeiro.
Em sua fala, Biden destacou a importância da Previdência Social para a vida de pessoas com algum tipo de deficiência, e pontuou que a medida se trata mais do que um programa governamental.
“A Previdência Social é mais do que um programa governamental. É uma promessa sagrada que fizemos como nação”, disse Biden. “Sabemos o quanto a Previdência Social importa para a vida das pessoas.”
O discurso é encarado por parte da mídia internacional como uma crítica às novas medidas do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do presidente Donald Trump, comandado pelo bilionário da tecnologia Elon Musk, que faz cortes massivos na força de trabalho federal.
A Administração do Seguro Social (SSA) paga mais de US$ 1,4 trilhão em benefícios para 73 milhões de idosos e deficientes nos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu que não afetaria os benefícios concedidos pela Previdência Social. No entanto, membros da liderança da DOGE prometeram um corte de até 7 mil funcionários, além do fechamento de escritórios e as interrupções de benefícios.
No último mês de março, um juiz federal afirmou que a SSA provavelmente violou leis ao conceder informações aos assessores de Elon Musk, com dados de milhões de americanos dentro das redes de agência de previdência e suspensão temporária do compartilhamento de registros.