Geral

PF faz operação contra o comércio ilegal de diamantes

Ação cumpriu mais de 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná

Modelo

Da Redação

17/10/2023 21:00

Diamante Polícia Federal

Fonte: Reprodução

Geral

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (17) a operação "Elusorius", para desfazer um grupo especializado no comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt e transportados, na maioria, para o Paraná.


Dez mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná, foram cumpridos. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, pedras sem comprovação de origem, celulares, e apetrechos usados na atividade de garimpo. A investigação começou em 2021 após uma abordagem feita por policiais federais, quando foram encontrados mais de R$ 50 mil, em espécie, dentro de um veículo. Foi verificado que o motorista tinha saído de Rondônia com o intuito de comprar diamantes para comercialização e que o esquema de compra e venda das pedras preciosas, contava com a participação de indígenas que forneciam as pedras.


O grupo usava notas fiscais falsas para dar aparência lícita ao comércio dos diamantes. Os investigados vão responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, crimes contra a ordem econômica e lavagem de dinheiro.

MAIS NOTÍCIAS