Mundo

Jornal The New York Times processa empresa criadora do ChatGPT

Portal acusa a OpenAI pelo uso de textos na plataforma sem permissão concedida

Modelo

Da Redação

27/12/2023 19:16

NYT Chat GPT

Fonte: Reprodução/Agência Brasil

Mundo

O jornal norte-americano The New York Times está processando a empresa criadora do ChatGPT, a OpenAI, e a Microsoft por direitos autorais. O jornal acusa as duas companhias de usar milhões de textos sem permissão para treinar robôs a oferecer informação a leitores.


O New York Times diz que é a primeira grande corporação de imprensa a processar a OpenAI e a Microsoft por questões autorais de uso do trabalho de terceiros. Antes, apenas escritores e outros produtores de conteúdo entraram com ações na justiça para limitar o uso do trabalho deles disponível on-line sem compensação. O jornal acusa as duas corporações de tentar surfar de graça no enorme investimento feito para produzir jornalismo usando o conteúdo para dar formas alternativas de oferecer informação a leitores.


O portal diz que não há nada transformador em usar o conteúdo do jornal sem pagamento para criar produtos que substituem o jornal e roubar audiência dele. A agência de notícias Reuters tentou contato com a OpenAI e a Microsoft, mas não obteve resposta. Em outras declarações, as duas disseram que usar conteúdo protegido por direitos autorais para treinar inteligência artificial pode ser enquadra em "fair use", ou seja, uso sem necessidade de pagamento.

MAIS NOTÍCIAS