Política

Moraes atende pedido da PGR e solta quatro presos do 8 de janeiro

Ofício da oposição encaminhado ao STF citava o caso de sete réus que receberam parecer favorável do MPF

Modelo

Da Redação

22/11/2023 20:06

Moraes Presos Papuda 8 Janeiro

Fonte: Reprodução/Agência Brasil

Política

Diante de pedido da PGR e ação da oposição, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, soltou quatro presos condenados pelos atos do 8 de janeiro.


Após provocação, por meio de ofício da oposição, liderada pelo deputado do Novo, Marcel van Hattem (Novo-RS), o Supremo Tribunal Federal iniciou, na tarde desta quarta-feira (22), as revogações das prisões dos réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, que receberam parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF) pela liberdade provisória.


Para o deputado do Novo, Marcel van Hattem, é "lamentável e revoltante" que uma morte teve de ocorrer para que o ministro Alexandre de Moraes cumprisse o seu dever. "Por outro lado, felizmente a mobilização dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado deu resultado. Agora, vamos em frente, inclusive com o pedido de impeachment desse ministro que não deveria vestir a toga", afirmou van Hattem (Novo-RS).


Até o fim desta tarde, saíram as decisões de soltura de quatro réus: Jaime Junkes, Jairo de Oliveira Costa, Wellington Luiz Firmino e Tiago dos Santos Ferreira.


No ofício encaminhado ao STF ontem, os parlamentares citavam o caso de sete réus investigados que em seus processos receberam parecer favorável do MPF pela revogação de suas prisões. Dentre eles, havia um réu com a revogação concedida desde agosto pela Procuradoria Geral da República.

MAIS NOTÍCIAS