O rompimento de uma tubulação da rede de água na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo, causou alagamentos em casas e prédios, interdição de vias e deixou a região sem abastecimento de água e energia elétrica. O incidente ocorreu por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (2), na Rua Chico de Paula, e provocou grande transtorno para os moradores.
A força da água arrastou lama de uma obra próxima, que invadiu residências e atingiu um condomínio localizado na Rua Professor João Machado. A área social do prédio foi coberta pela lama. Com o impacto, o muro de uma escola cedeu e uma casa foi interditada pela Defesa Civil, que determinou sua demolição. A Rua Chico de Paula foi completamente bloqueada, e rachaduras foram registradas em outros imóveis.
Equipes da Sabesp chegaram ao local ainda pela manhã. Em nota, a companhia informou que o fornecimento de água foi interrompido como medida de contenção e que outras equipes foram mobilizadas para executar os reparos na tubulação e dar suporte aos imóveis atingidos. A previsão é de que o fornecimento de água comece a ser restabelecido na noite de quinta-feira (3).
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Defesa Civil e da subprefeitura da região, isolou a área afetada e programou uma ação emergencial de limpeza. Equipes utilizarão hidrojato para desobstruir bueiros e remover o barro das vias. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desviou o trânsito nas imediações. A Enel também foi acionada devido ao risco de queda de postes de energia na região.