Onda de calor na Europa deixa oito mortos

Altas temperaturas geram alertas de saúde e incêndios florestais
Foto: bandNews TV/Reprodução

Ao menos oito pessoas morreram na Europa em meio à forte onda de calor que avança pelo continente. Foram registradas quatro mortes na Espanha, duas na França e duas na Itália. As altas temperaturas também provocaram alertas de saúde e incêndios florestais.

Segundo as autoridades espanholas, duas das vítimas no país morreram em razão de um incêndio florestal na região da Catalunha. As outras duas fatalidades relacionadas ao calor extremo ocorreram na região de Extremadura e em Córdoba. 

Na França, além das duas mortes, mais de 300 pessoas foram hospitalizadas devido ao clima. A ministra da Saúde e da Família francesa, Catherine Vautrin, afirmou que as autoridades devem permanecer vigilantes “principalmente para os mais vulneráveis”, como os idosos.

Agências de notícias da Itália informaram que dois homens com mais de 60 anos morreram em casos separados na praia de Sardenha. O país emitiu alertas vermelhos para 18 cidades.

Devido à alta temperatura da água de um rio utilizada para resfriar uma usina nuclear na Suíça, a concessionária Axpo desligou um reator e reduziu pela metade a produção de outro nesta terça-feira (01).

A Turquia alegou que os incêndios florestais foram controlados, mas foi necessário remover cerca de 50 mil moradores de áreas de mata desde o início da semana. Além disso, focos de fogo na Espanha nesta terça-feira (01) destruíram fazendas e atingiram uma área de 40 km antes de serem contidos.

Na Alemanha, os termômetros registraram temperaturas acima de 40 °C. Devido ao aquecimento excessivo, o país alerta para o risco de fortes tempestades. O mesmo acontece na Itália e na França.

Compartilhe com seus amigos!