O jogador português do Liverpool Diogo Jota, morreu em um acidente na Espanha. O carro do atleta de 28 anos pegou fogo após sair da pista. O irmão dele, André Silva, de 26 anos, que era atleta do Penafiel, de Portugal, estava no carro e também não resistiu.
A informação da morte do atleta foi confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol. De acordo com o jornal Marca, o acidente aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira (03), na província de Zamora. Segundo as informações preliminares, divulgadas pela polícia da Espanha, um dos pneus do carro estourou, o que fez com que o veículo saísse da pista.
Diogo Jota nasceu na cidade de Massarelos e iniciou sua carreira profissional no Paços de Ferreira, de Portugal. O atleta ganhou destaque durante sua passagem no Wolverhampton, da Inglaterra, e foi contratado pelo Liverpool em 2020. Pelo time inglês, Jota conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Pela seleção de Portugal, Jota somou mais de 50 convocações ao longo da carreira, atuando nas conquistas da Nations League de 2019 e de 2025.
Seleção e clubes lamentam a morte
Federação Portuguesa de Futebol
“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.”
Liverpool
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado de que o jogador de 28 anos faleceu em um acidente de trânsito na Espanha, juntamente com seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável.
Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio.”
Cristiano Ronaldo
“Não faz sentido. Agora mesmo estávamos juntos na Seleção, você tinha casado agora. A sua família, sua esposa e seus filhos, envio meus sentimentos e desejo toda a força do mundo. Sei que você sempre estará com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir sua falta.”
Penafiel
“O Futebol Clube Penafiel manifesta seu mais profundo pesar pelo trágico falecimento de André Silva e seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de trânsito ocorrido nas últimas horas.
A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol nos enche de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que compartilharam com André e Diogo momentos de vida e paixão pelo esporte.
O clube decretará luto oficial e prestará homenagens nos próximos compromissos esportivos.
Descansem em paz. 🕊️”