Com a disputa do Mundial de Clubes se aproximando, a Fifa anunciou mais uma novidade para a disputa do torneio. Os árbitros vão apitar as partidas com câmeras corporais em testes experimentais autorizados pela Internacional Football Association Board (IFAB).
A medida foi explicada pelo ex-arbitro que apitou a final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil e Alemanha e atual presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina:
“É uma grande oportunidade para oferecer ao público uma nova experiência, com imagens de um ângulo nunca visto antes (…) Também serve para o treinamento de árbitros, pois poder ver o que o árbitro vê é importante nas análises pós-jogo, para avaliar como uma decisão foi tomada. É uma combinação de inovação para as transmissões e aperfeiçoamento técnico”.
Além da câmera corporal, o Mundial de Clubes também contará com a nova regra para impedir a “cera” do goleiro. Agora, o tempo de reposição da bola em jogo deve acontecer em até oito segundos. Caso o limite de tempo seja ultrapassado, o juiz terá que marcar escanteio para a equipe adversária. A medida já está em vigor no Brasileirão.
A competição será disputada entre os dias 14 de junho e 13 de julhos nos Estados Unidos, com 32 equipes na disputa pelo título de melhor equipe do mundo. Entre elas, quatro brasileiros marcam presença, sendo eles: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Júlia Alves)