TRE-GO reverte inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado

Tribunal entendeu que eventos no Palácio das Esmeraldas não comprometeram o pleito eleitoral em Goiânia
Reprodução: BandNews TV

Na noite desta terça-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) formou maioria para acatar parcialmente os argumentos da defesa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e reverter a decisão que o tornava inelegível.

O governador havia sido condenado em dezembro de 2024 por abuso de poder político, após ser acusado de usar a sede do governo, o Palácio das Esmeraldas, para promover eventos em apoio ao então candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB), eleito no mesmo ano.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada por Fred Rodrigues (PL), candidato derrotado na eleição. A juíza da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia havia condenado Caiado, mas a decisão não teve execução imediata. Com isso, Mabel e a vice-prefeita eleita, Cláudia Lira, foram diplomados e tomaram posse.

Ao analisar o recurso, o relator do caso no TRE entendeu que os eventos promovidos não comprometeram a lisura do pleito e não configuraram abuso de poder político, levando à anulação da condenação.