UOL - O melhor conteúdo

Lula aprova nome do deputado Pedro Lucas (União) para o Ministério das Comunicações

Anúncio só deve ser feito após retorno do presidente, que cumpre agenda diplomática em Honduras
Foto: Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval para que o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) assuma o Ministério das Comunicações. Apesar da sinalização positiva do presidente, a nomeação ainda não foi oficializada. O anúncio só deve ocorrer após a reunião entre Lula e Pedro Lucas, que ainda não tem data confirmada.

Lula só deve encontrar o deputado depois do retorno de Honduras, onde participa da cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

A indicação de Pedro Lucas mantém o União Brasil no comando da pasta, comandada anteriormente por Juscelino Filho (União-MA), que deixou o cargo nesta terça-feira (8). Juscelino saiu após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de desvio de emendas parlamentares.

Quem é Pedro Lucas Fernandes?

Pedro Lucas Fernandes tem 43 anos, está em seu segundo mandato como deputado federal e é o atual líder do União Brasil na Câmara. Vem de uma família tradicional da política maranhense e é filho de Pedro Fernandes, ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho no governo Michel Temer (MDB).

No Maranhão, ele construiu sua trajetória com apoio do ex-governador Flávio Dino (PSB-MA) e de setores alinhados ao governo Lula, mas também mantém boas relações com lideranças de centro e centro-direita, como ACM Neto e Antônio Rueda, dentro do União Brasil.