A exoneração do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9), assinada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que está em ofício devido à agenda do presidente Lula.
A exoneração foi categorizada como “a pedido” – termo usado quando o próprio ministro decide deixar o cargo.
Futuro do ministério
O deputado federal Pedro Lucas (União-MA) é um dos nomes cotados para ser o novo ministro das Comunicações, responsável por políticas e serviços de radiodifusão, telecomunicações e postais do país.
Pedro Lucas Fernandes começou sua trajetória na política em 2013, atuando na Câmara Municipal de São Luís por sete anos, sendo filiado ao PTB — atual PRD. Em 2017, ainda em seu mandato de vereador, Pedro Lucas foi indicado para ocupar o cargo de presidente daAgência Executiva Metropolitana (Agem)do Maranhão pelo então governador do estado,Flávio Dino, que hoje é relator do caso de Juscelino.
Na Câmara dos Deputados, ocupou o cargo pela primeira vez em 2019. Em 2022, ele foi reeleito com 159.786 votos, sendo o segundo mais votado do Maranhão. Desde fevereiro de 2025,Pedro Lucas é líder do União na Câmara. Antes, ocupou o cargo de vice-líder do governo no Congresso Nacional por dois anos, desde fevereiro de 2023.