O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Honduras para participar da 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta quarta-feira (9).
Os líderes presentes na cúpula devem discutir um plano de segurança alimentar e um fundo de adaptação e resposta a desastres naturais. Também é esperado que dois temas geopolíticos entrem em pauta: o “tarifaço” e a política de imigração.
A cúpula, na qual Honduras passará à Colômbia o comando rotativo do grupo, está marcada para 13h no horário de Brasília.
O que é a Celac
A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) foi lançada em 2010, está em atividade desde 2011 e integra todos os 33 países da América Latina e do Caribe.
O bloco promove o diálogo político de alto nível e ações de cooperação regional em diversos temas, como segurança alimentar, energia, educação, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração.
Países participantes
- Antígua e Barbuda;
- Argentina;
- Bahamas;
- Barbados;
- Belize;
- Bolívia;
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Dominica;
- Equador;
- El Salvador;
- Granada;
- Guatemala;
- Guiana;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- México;
- Nicarágua;
- Panamá;
- Paraguai;
- Peru;
- República Dominicana;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Neves;
- São Vicente e Granadinas;
- Suriname;
- Trinidad e Tobago;
- Uruguai;
- Venezuela
Comments are closed.