O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou boa evolução clínica após ser submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo (13), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento foi realizado para tratar uma obstrução intestinal causada por aderências decorrentes das múltiplas cirurgias que Bolsonaro enfrentou desde o atentado a faca em 2018. Segundo os médicos, a operação foi considerada complexa, mas bem-sucedida.
De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (14), Bolsonaro está acordado, orientado e sem sinais de dor ou sangramentos. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório, após passar pela lise de bridas e reconstrução da parede abdominal. Ainda não há previsão de alta da UTI.
O cardiologista Leandro Echenique afirmou que o resultado da cirurgia foi excelente. Durante o dia, o ex-presidente já conseguiu sentar-se no leito e iniciou a deambulação assistida, ou seja, passou a andar com ajuda no quarto. A equipe médica responsável pelo acompanhamento inclui especialistas em cirurgia, cardiologia e terapia intensiva.