Estudantes que desejam participar do Enem 2025 sem pagar a taxa de inscrição já podem solicitar a isenção. O prazo para o pedido começou nesta segunda-feira, 14 de abril, e vai até o dia 25. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, no site do Inep.
Têm direito à gratuidade alunos que estão no último ano do ensino médio em 2025 em escolas públicas, quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada com renda per capita de até um salário mínimo e meio, além de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Candidatos que foram isentos da taxa no Enem 2024, mas não compareceram à prova, precisam apresentar uma justificativa para voltarem a ter direito à isenção. A documentação deve comprovar o motivo da ausência e ser enviada pelo mesmo sistema de solicitação da taxa. São aceitos, por exemplo, boletim de ocorrência em caso de assalto, atestados médicos, certidões de nascimento, casamento ou óbito, entre outros. Declarações autodeclaratórias ou assinadas por pais, ou responsáveis não são aceitas.
Para pedir a isenção, o participante deve acessar o site Enem, informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos, além de preencher corretamente o formulário e, se necessário, anexar a documentação para justificar a ausência em 2024.
É importante lembrar que ter a isenção aprovada ou a justificativa de ausência aceita não garante a inscrição no Enem 2025. O Inep ainda divulgará as datas oficiais para que todos os interessados, isentos ou não, realizem a inscrição na Página do Participante.
Cronograma:
- 14/4 a 25/4 – Prazo para solicitar a isenção e justificar ausência no Enem 2024
- 12/5 – Resultado preliminar das análises
- 12/5 a 16/5 – Período para entrar com recurso
- 22/5 – Resultado após os recursos