O tsunami mais mortal de todos os tempos completa 20 anos nesta quinta-feira (26). Um terremoto de magnitude 9,1 abriu uma falha geológica nas profundezas do oceano e causou ondas de mais de 30 metros na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004.
A costa de 12 países foi atingida, e comunidades foram varridas em segundos. Cerca de 226 mil pessoas morreram e quase 2 milhões ficaram desabrigadas. Mais de 50 mil corpos nunca foram recuperados. A Indonésia foi a mais atingida, com 166 mil mortos ou desaparecidos.
A devastação chegou até a costa leste da África, incluindo países como Quênia, Somália e Tanzânia. As vítimas em 2004 não receberam nenhum aviso formal sobre a aproximação das ondas e não tiveram chance de sair do caminho. Hoje, os tailandeses prestaram homenagens.
Desde o ocorrido, milhões de dólares foram investidos na construção de uma vasta rede de centros de informações sísmicas e de tsunamis, na instalação de instrumentos marítimos e costeiros e na construção de torres de alerta. Mas dúvidas persistem sobre o quão preparados os países do Oceano Índico realmente estão para outra onda gigante.