Ganhou força a hipótese de que um sistema de defesa russo foi o responsável pela queda do avião fabricado pela Embraerno Cazaquistão. A informação é da agência Reuters com base em quatro fontes da investigação no Azerbaijão.
A aeronave, da Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau. O voo ia para a cidade de Grózni, na Rússia. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram. Segundo a Reuters, um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião num fogo cruzado. No dia do acidente, havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia.
As fontes afirmaram ainda que o ataque ao avião não foi intencional, e que militares russos achavam se tratar de drones ucranianos. Nenhum dos três países que investigam o caso – Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão confirmaram oficialmente a informação. Imagens do jato comercial divulgadas ontem mostraram orifícios na cauda. Nesta manhã, o porta-voz do Kremlin disse que Moscou não vai especular e que vai esperar as conclusões de uma investigação própria.