Oposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino

A nova moção será colocada em votação nesta sexta-feira (27)
Reprodução/ REUTERS/Kim Soo-hyeon

A oposição da Coreia do Sul apresentou um pedido de impeachment contra o presidente interino. Han Duck-Soo corre o risco de deixar o cargo depois de ter se recusado a nomear juízes do Tribunal Constitucional para concluir o processo contra o antecessor, Yook Suk Yeol.

A nova moção será colocada em votação nesta sexta-feira (27). O Tribunal Constitucional, a mais alta corte da Coreia do Sul, conta atualmente com apenas seis dos nove juízes que deveriam compô-la. A recusa de Han em nomear os três juízes faltantes impacta no processo de destituição de Yoon Suk Yeol.

Se o tribunal avançar com o processo tendo apenas seis juízes, o impeachment vai precisar ser aprovado por unanimidade, sem nenhum voto contrário. Yoon foi destituído pela Assembleia Nacional em 14 de dezembro, após a fracassada declaração de uma lei marcial que foi revogada pelo legislativo e mergulhou a Coreia do Sul na pior crise política em décadas.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO