UOL - O melhor conteúdo

União Europeia propõe corte de 15% nas importações de aço

Medida busca proteger mercado europeu após tarifas dos EUA

A União Europeia anunciou a proposta de reduzir em 15% as importações de aço a partir de abril, em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos. A medida, segundo uma autoridade sênior ouvida pela agência Reuters, tem o objetivo de evitar a desvalorização do aço no mercado europeu, já pressionado por altos custos de energia e concorrência asiática.

Os produtores de aço europeus temem que a taxação de 25%, aplicada por Washington sobre as exportações para os EUA, leve fabricantes do Canadá, Índia e China a direcionarem suas vendas para a Europa, aumentando a oferta e pressionando os preços. Esse movimento poderia colocar em risco a sobrevivência de siderúrgicas no continente, que já enfrentam dificuldades.

Diante desse cenário, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, pretende adotar uma série de medidas comerciais para apoiar a indústria de metais. Além do setor siderúrgico, o bloco também pretende consultar produtores de alumínio, que enfrentam desafios semelhantes devido à concorrência externa e aos altos custos de produção.