A Rússia comemora nesta sexta-feira (9), o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, com um desfile militar de grande produção.
Mais de 20 líderes mundiais como o presidente Lula, Xi Jinping, Nicolás Maduro, Miguel Díaz-Canel, marcaram presença neste grande evento russo. A comemoração acontece em meio à guerra com a Ucrânia, que já dura três anos e deixou milhares de mortos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou um cessar-fogo unilateral durante o período das comemorações, mas a Ucrânia acusa o Kremlin de violar a trégua.
O líder chinês, inclusive, sentou-se ao lado de Putin durante o desfile. Os dois tiveram uma reunião privada, onde foi assinado um termo de cooperação para aprofundar as relações estratégicas entre os países.
Após o desfile militar, o presidente Lula participou da cerimônia da oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, um gesto em homenagem aos soldados mortos em combate cujos corpos não foram identificados. Ainda nesta sexta, o presidente brasileiro terá um almoço com as delegações dos países convidados, no Grande Palácio do Kremlin.
Enquanto a Europa Ocidental celebra o Dia da Vitória em 8 de maio, a Rússia comemora no dia 9 de maio, isso porque o fim da guerra aconteceu no dia 8 de maio de 1945, às 23h01 (Horário da Europa Central), enquanto na União Soviética, o relógio marcava 0h01.