Os prefeitos das 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo anunciaram ação judicial conjunta contra a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para bloquear a renovação do contrato de concessão da Enel por mais 30 anos. A iniciativa, divulgada pelo prefeito Ricardo Nunes durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, visa impedir a prorrogação do contrato que, em São Paulo, estava previsto para se encerrar em 2028.
Durante o encontro, realizado na Praça das Artes, os gestores debateram temas de interesse comum, como a PEC 66, a ampliação do programa Smart Sampa e questões relacionadas à mobilidade urbana. A união dos 24 municípios abrange mais de 22 milhões de habitantes.
Além disso, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, apresentou o SMAS (Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites). A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Geográfico e Cartográfico, permite identificar alterações no uso do solo, como desmatamento e construções irregulares, contribuindo para a prevenção de desastres e o aprimoramento do planejamento urbano.