UOL - O melhor conteúdo

Prefeitos unem forças contra renovação do contrato da Enel

Gestores municipais anunciam ação judicial conjunta para impedir extensão de 30 anos do contrato, denunciando manobras desonestas da Aneel
Divulgação

Os prefeitos das 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo anunciaram ação judicial conjunta contra a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para bloquear a renovação do contrato de concessão da Enel por mais 30 anos. A iniciativa, divulgada pelo prefeito Ricardo Nunes durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, visa impedir a prorrogação do contrato que, em São Paulo, estava previsto para se encerrar em 2028.

Durante o encontro, realizado na Praça das Artes, os gestores debateram temas de interesse comum, como a PEC 66, a ampliação do programa Smart Sampa e questões relacionadas à mobilidade urbana. A união dos 24 municípios abrange mais de 22 milhões de habitantes.

Além disso, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, apresentou o SMAS (Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites). A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Geográfico e Cartográfico, permite identificar alterações no uso do solo, como desmatamento e construções irregulares, contribuindo para a prevenção de desastres e o aprimoramento do planejamento urbano.