O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta terça-feira (25), o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela tentativa de golpe. A sessão da Primeira Turma, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, foi encerrada no final da tarde e será retomada nesta quarta-feira (26), às 9h30. Todas as preliminares apresentadas pelas defesas foram rejeitadas, com divergência apenas no voto do ministro Luiz Fux, que defendeu que o caso fosse julgado pelo Plenário e não pela Turma.
A sessão começou às 9h45, com Zanin abrindo os trabalhos e, em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, apresentando seu relatório. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da abertura da ação penal, enquanto as defesas dos acusados apresentaram seus argumentos. O julgamento foi interrompido por volta das 12h30 e retomado à tarde para a fase de votação dos ministros.
Além de Zanin e Moraes, integram a Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Caso o julgamento não seja concluído nesta quarta, outra sessão já está prevista para dar continuidade à análise do mérito do caso.