O Ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vistas do processo e o julgamento da deputada Carla Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal deve ser suspenso.
Mesmo após o pedido de vista, o ministro Cristiano Zanin adiantou seu voto. Agora, o placar é de 5 votos para condenar Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão.
O julgamento, que teria que acabar até a próxima sexta-feira (28), pode levar até 90 dias com o pedido de vistas. Além de Zanin, o relator do caso, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Carmem Lúcia votaram pela condenação.
Relembre o caso
A ação penal trata dos fatos ocorridos em 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, quando Zambelli sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo, após uma discussão.
A defesa de Carla Zambelli alega que ela estava sob forte abalo emocional após receber ameaças a segurança de seu filho, e notou um “volume atípico na cintura” de Luan, e ao ouvir um estampido interpretado como disparo de arma de fogo presumiu que ele estaria armado.