O Ministério da Educação anunciou a criação de um novo exame anual para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil. A prova, batizada de Exame Nacional de Avaliação de Formação Médica (ENAMED), também servirá como critério de seleção para programas de residência médica.
A aplicação da prova está prevista para outubro, com divulgação dos resultados em dezembro. O exame contará com 100 questões de múltipla escolha, abrangendo diversas áreas da Medicina, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras.
O público-alvo são estudantes que estão concluindo o curso de Medicina e que estejam inscritos no ENADE, com a possibilidade de utilizar a nota também no Exame Nacional de Residência Médica (ENARE). Outros candidatos interessados em disputar vagas de residência também poderão participar.
Segundo o MEC, há previsão de uma segunda etapa do ENAMED voltada para estudantes que ainda estão no meio do curso, mas essa fase ainda não tem data definida para implementação.