A China lançou, na manhã desta quinta-feira (24), três astronautas para a estação espacial Tiangong. Este é o 15º voo tripulado do gigante asiático, e o 20º do programa Shenzhou, iniciado há mais de 30 anos.
A operação tem como foco testar o desenvolvimento de vermes e bactérias em um ambiente de gravidade zero, além da instalação de um dispositivo de proteção contra detritos espaciais e a realização de tarefas de recuperação. A missão transportou peixes-zebra, planárias (um tipo de verme) e estreptomices (um tipo de bactéria) como objetos de pesquisa.
A tripulação irá substituir outro grupo enviado em outubro de último ano, e que deve retornar à Terra na próxima terça-feira (29). A expectativa é que eles fiquem pelo menos seis meses a bordo da estação, mesmo período de atividades da equipe anterior.
O lançamento faz parte de uma série de avanços da China na exploração lunar e espacial, que contará com a participação de outros países no futuro. A expectativa é que um astronauta do Paquistão se torne o primeiro estrangeiro a embarcar na estação espacial chinesa no futuro.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)