Os países da União Europeia tentarão apresentar uma frente unida nos próximos dias contra as tarifas de importação dos Estados Unidos criadas por Donald Trump.
A Comissão Europeia, que condena a política comercial da UE, proporá aos membros no final desta segunda-feira (7) uma lista de produtos norte-americanos a serem atingidos com taxas extras.
A lista deverá incluir carne, cereais, vinho, madeira, roupas, goma de mascar, fio dental, aspiradores de pó e papel higiênico.
A medida significará que a UE se juntará à China e ao Canadá na criação de sobretaxas retaliatórias contra os EUA, em um movimento que impacta o mercado global. O bloco de 27 países europeus enfrenta tarifas de importação de 25% sobre o aço, alumínio e tarifas recíprocas de 20% para quase todos os outros produtos.
As sobretaxas de importação criadas pelo governo Trump abrangem cerca de 70% das exportações da UE para os EUA – que no ano passado somaram 532 bilhões de euros – com prováveis tarifas sobre cobre, produtos farmacêuticos, semicondutores e madeira ainda por vir.