UOL - O melhor conteúdo

Instabilidade meteorológica atinge estado do Rio Grande do Sul

Previsão para pancadas de chuva e frente fria para o final de semana
Reprodução: BandNews TV

Na quinta-feira (8), uma instabilidade meteorológica se concentrou no Rio Grande do Sul. O estado também vai enfrentar a máxima atividade de uma frente fria ainda nesta sexta-feira (9), com volumes altos ou extremos de chuva, além de tempestades e possíveis quedas de granizo se estendendo por todo território gaúcho.

Volumes excessivos devem ser registrados em um intervalo curto de tempo durante as tempestades, algo que aumenta o risco de sobrecarga no sistema de macrodrenagem urbana de algumas cidades do estado. A chuva intensa e torrencial deve trazer volumes de 50 mm a 100 em menos de três horas, com a possibilidade de superar os 150 mm em até 6 horas, criando o risco de inundações e enxurradas repentinas.

Apesar da força nas áreas do sul do Rio Grande do Sul, as regiões mais ao norte e nordeste do estado não devem acumular precipitações excessivas, mesmo com a previsão de pancadas de chuva.

A frente fria já atinge áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e de Santa Catarina, com o sistema frontal ingressando pelo estado de São Paulo neste sábado. O Rio de Janeiro também deve sofrer uma mudança de tempo no domingo (11). A expectativa é que determinadas regiões sejam atingidas por chuvas e temporais isolados.

Compartilhe com seus amigos!