Um grupo de cerca de 30 indígenas tentou invadir o Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (9), durante o Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília. A manifestação reúne anualmente milhares de indígenas de diferentes etnias que vão à capital federal para pressionar o Congresso por pautas de interesse dos povos originários. Desde a manhã, a Esplanada dos Ministérios estava parcialmente fechada para garantir a segurança do ato, que seguia de forma pacífica.
Segundo informações da Câmara dos Deputados, cerca de mil indígenas romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional. A Polícia Legislativa da Câmara e do Senado utilizou bombas de efeito moral e agentes químicos para conter o avanço e impedir a entrada no Palácio do Congresso. Um acordo prévio previa que os cerca de cinco mil manifestantes permanecessem na Avenida José Sarney, sem acesso ao gramado.
A ação mais violenta foi contida rapidamente. A Polícia Militar, que já estava preparada, também utilizou helicópteros em voos rasantes para dispersar os manifestantes. A situação foi controlada e o policiamento das duas Casas Legislativas foi reforçado. A manifestação principal do Acampamento Terra Livre, que reúne mais de 100 etnias, continua prevista para ocorrer de forma pacífica.
Comments are closed.