Na madrugada deste domingo (1), duas pessoas morreram em um incêndio que atingiu um casarão na Lapa, na região central do Rio de Janeiro (RJ). Outras seis vítimas ficaram feridas e cerca de 40 estão desabrigadas. O imóvel tinha diversos quartos e banheiros coletivos alugados.
De acordo com informações da Polícia Militar, um homem teria tentado atear fogo à companheira dentro do imóvel, mas acabou provocando um incêndio que se alastrou rapidamente por toda casa. Diante do estrago, o suspeito fugiu.
Um idoso e uma mulher morreram. Entre as vítimas com ferimentos, uma foi socorrida no local e cinco foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Três seguem em observação com quadro estável, incluindo a agredida, e dois já receberam alta, entre elas uma criança de quatro anos.
Segundo relatos dos moradores, as chamas começaram por volta das 3h45 e o Corpo de Bombeiros foi acionado às 3h52. Equipes do Quartel Central controlaram o fogo depois de uma hora de trabalho, mas, por volta das 9h50, outro foco surgiu e um grupo precisou voltar ao endereço.
O casarão foi interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento e equipes da Guarda Municipal atuam no local para garantir o isolamento da área. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando atendimentos e oferecendo suporte aos 40 desabrigados, por meio de serviços de acolhimento, auxílio na regularização de documentos e no acesso a benefícios sociais.