O desenvolvimento de habilidades funcionais para autista nível 3 de suporte é essencial para promover qualidade de vida, autonomia, independência e inclusão social. Pessoas com autismo nível 3 apresentam maiores dificuldades na comunicação, comportamento e nas atividades da vida diária, exigindo um suporte intensivo e contínuo para garantir o bem-estar e o desenvolvimento de suas capacidades.
O que são habilidades funcionais e por que são importantes?
As habilidades funcionais para autista nível 3 de suporte englobam atividades essenciais para o cotidiano, como alimentação, higiene pessoal, comunicação e socialização. Desenvolver essas habilidades é importante porque permite que o indivíduo tenha mais independência, autonomia e participe ativamente do seu próprio processo de desenvolvimento.
Para autistas nível 3 de suporte, tarefas cotidianas que parecem simples para outras pessoas podem representar desafios significativos. É comum existir dificuldade em seguir rotinas, entender instruções e realizar atividades que exigem coordenação motora ou compreensão social.
Portanto, o treinamento das habilidades funcionais para autista nível 3 de suporte deve ser avaliado, planejado, implementado e acompanhado por profissionais especializados que utilizam procedimentos baseados em evidências científicas.
Estratégias para desenvolver a autonomia de autista nível 3:
Promover o desenvolvimento de habilidades funcionais para autista nível 3 de suporte envolve uma abordagem individualizada. Algumas estratégias eficazes incluem:
1. Rotinas e passo a passo visuais:
O uso de histórias sociais, rotinas visuais, checklists e cronogramas ajuda na compreensão de tarefas e promove maior previsibilidade no dia a dia. Essas ferramentas facilitam a transição de uma atividade para outra e reduzem o estresse causado por mudanças inesperadas.
2. Treinamento por repetição e utilização de reforço:
A repetição sistemática de tarefas, associada ao uso de reforçadores (elogio ou objetos de interesse, por exemplo), contribui para o aprendizado contínuo e consistente. É importante que os reforçadores sejam adaptados às preferências individuais da pessoa, garantindo motivação e engajamento.
3. Adaptações e uso de tecnologia assistiva:
Considerar o desempenho e as necessidades sensoriais, motoras e cognitivas é essencial no desenvolvimento das habilidades funcionais para autista nível 3 de suporte. Ambientes e objetos adaptados podem favorecer o aprendizado e reduzir o nível de ajuda necessário para a realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária, como, por exemplo: uso de engrossadores, bordas de prato, entre outros.
4. Suporte na comunicação:
O uso de sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma estratégia poderosa para facilitar a comunicação de pessoas autistas que possuem necessidades complexas de fala. Aplicativos, pranchas de comunicação e dispositivos tecnológicos podem ajudar significativamente na linguagem compreensiva e expressiva.
5. Envolvimento da rede de apoio:
A participação ativa da família e da rede de apoio é essencial para o sucesso no desenvolvimento das habilidades funcionais para autistas nível 3 de suporte. Pais, escola, cuidadores e terapeutas devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente acolhedor e propício à aprendizagem.
6. Organização e rotina:
Estabelecer horários fixos para atividades diárias promove segurança e previsibilidade, facilitando o aprendizado de novas habilidades.
O desenvolvimento dessas habilidades requer tempo, paciência e acompanhamento profissional, mas é essencial para promover maior autonomia, independência e qualidade de vida.
Silvia Neri Marinho – CREFITO 3 14036-TO
Terapeuta Ocupacional, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada e Co-founder da Clínica Formare