UOL - O melhor conteúdo

EUA vetam novamente proposta de cessar-fogo em Gaza no Conselho de Segurança da ONU

Com 14 votos a favor a resolução foi barrada por veto dos Estados Unidos, único membro do Conselho a se opor
Reprodução: ONU/Eskinder Debebe

Os Estados Unidos usaram, novamente, o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para barrar uma resolução que pedia cessar-fogo imediato, incondicional e permanente na Faixa de Gaza, além da libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros grupos armados.

A proposta contou com 14 votos favoráveis, mas foi anulada pelo veto norte-americano, o único voto contrário. Os EUA são o principal aliado de Israel no Conselho. Entre os membros permanentes com poder de veto estão: Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia, que podem barrar qualquer resolução, mesmo que aprovada pela maioria. A iniciativa foi proposta por todos os dez países com assentos rotativos no Conselho.

Durante o debate, os Estados Unidos repetiram os mesmos argumentos que vêm usando desde que o Brasil apresentou a primeira proposta de cessar-fogo, em outubro de 2010. A embaixadora dos EUA classificou a resolução como “inaceitável”, alegando que não apoiariam qualquer medida que não condene o Hamas, nem exija o desarmamento e retirada do grupo da Faixa de Gaza.

Compartilhe com seus amigos!