UOL - O melhor conteúdo

EUA anunciam taxação a países que comprarem petróleo da Venezuela

Medida de Trump busca pressionar regime de Nicolás Maduro
Reprodução/REUTERS/BandNews TV

Os Estados Unidos vão impor uma tarifa de até 25% sobre países que adquirirem gás ou petróleo da Venezuela. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (24), que garantiu que qualquer nação que comercializar combustíveis venezuelanos será afetada pela nova taxação. A medida, segundo o governo americano, entra em vigor já na próxima semana.

A decisão faz parte da estratégia da Casa Branca para intensificar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro. Além do imposto adicional, os EUA também aplicarão a chamada “tarifa secundária”, embora Trump não tenha especificado o percentual. Segundo ele, essa sanção será adotada por “inúmeras razões”, incluindo a alegação de que a Venezuela teria enviado “dezenas de milhares de criminosos” para cidades americanas.

O governo venezuelano nega as acusações e critica a postura estadunidense que, há anos, impõe sanções econômicas ao país. A taxação deve aumentar as dificuldades do regime de Maduro e especialistas apontam que a medida pode afetar não apenas Caracas, mas também países que mantêm relações comerciais com a Venezuela.