PUBLIEDITORIAL

Você sabia que ovos do aedes aegypti podem se manter vivos em locais secos por mais de 1 ano?

Não adianta só secar os reservatórios de água parada, tem que limpar também!

Modelo

Prefeitura de São Paulo

30/03/2024 12:58

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PUBLIEDITORIAL

Os ovos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, possuem características únicas que contribuem para a propagação dessa doença. Eles são depositados em recipientes com água parada pela fêmea, que pode dar origem a até 1.500 mosquitos.


O que os torna particularmente desafiadores é a sua incrível resistência: esses ovos podem permanecer viáveis mesmo em condições adversas, como períodos de seca ou baixas temperaturas, por até 400 dias. Além disso, sete a dez dias depois, os mosquitos já estão na fase adulta.


Essa resistência é um dos fatores que tornam a erradicação dos criadouros do mosquito da dengue uma tarefa árdua. No entanto, existem ações que podem ser tomadas para evitar a proliferação dessa doença. Uma das medidas mais eficazes é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, como vasos de plantas, pratos, garrafas vazias e pneus velhos.


Além disso, é importante manter caixas d'água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente vedados e limpos, evitando o acúmulo de larvas do mosquito. A utilização de telas em janelas e portas também pode ajudar a impedir a entrada do mosquito em residências.


MAIS NOTÍCIAS