Política

BandNews TV entrevista Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) detalhou o atual cenário do estado e o andamento das ações emergenciais

Modelo

Da Redação

10/05/2024 11:47

Política

O jornalista Felipe Vieira, que faz parte do time de repórteres que estão cobrindo o desastre no Rio Grande do Sul, conversou nesta sexta-feira (10) com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) sobre a situação delicada nas regiões já afetadas e os alertas diante da continuidade das chuvas.


O ministro contou que se reuniu com as empresas que atuam na manutenção e a conservação das rodovias do estado e foi informado que a partir de 60 milímetros já é observado um risco de deslizamento. O número esperado é de 150 milímetros, um cenário que reduz o ritmo do escoamento e coloca novamente um alerta para o deslocamento de terra.


Pimenta destacou que existem comunidades isoladas há 10 dias, o que mostra a “dimensão do desafio de reestabelecer minimamente as redes de conectividade”, que incluem telefonia, internet, energia elétrica e estradas. Três redes estratégicas para a continuidade nos trabalhos de resgate e recuperação das áreas.


Em relação ao orçamento que será necessário para as obras de reestruturação, o ministro frisou que ainda não há um número, diante do fato que grande parte das estruturas essenciais foram afetadas e que ainda é preciso um estudo do terreno para o planejamento da recuperação do estado.


MAIS NOTÍCIAS