PUBLIEDITORIAL

Você sabia? Mosquito da dengue também se prolifera em períodos frios

Cuidado é necessário para além dos dias quentes de verão

Modelo

Prefeitura de São Paulo

12/04/2024 10:55

Fonte: Reprodução/Agência Brasil

PUBLIEDITORIAL

Todo cuidado é necessário diante do alto número de casos de dengue no Brasil neste ano. Essa precaução, aliás, deve ser considerada o ano inteiro, não apenas no verão. Apesar de sua proliferação ser maior em períodos quentes e úmidos, o Aedes Aegypti se adapta às condições mais frias do ar, como no outono e inverno.


Essa capacidade de propagação ao longo do ano é facilitada pela resistência dos ovos, que aguentam até 15 meses em superfícies secas. Então, quando entram em contato com a água, bastam 30 minutos para as larvas saírem dos ovos e 10 dias para atingirem a fase adulta.


Para evitar a propagação do mosquito, é fundamental tomar cuidado em casa, já que cerca de 80% dos focos estão em residências. Uma das medidas mais eficazes é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, como vasos de plantas, pratos, garrafas vazias e pneus velhos.


Além disso, é importante manter caixas d'água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente vedados e limpos, evitando o acúmulo de larvas do mosquito. A utilização de telas em janelas e portas também pode ajudar a impedir a entrada do mosquito em residências.

MAIS NOTÍCIAS