Mundo

Maduro avança e nomeia general para área em disputa com Guiana

Ditador da Venezuela deu mais um passo no plano de domínio sobre Essequibo

Modelo

Da Redação

05/12/2023 23:37

Nicolas Maduro Venezuela

Fonte: Reprodução/Agência Brasil

Mundo

O regime de Nicolás Maduro na Venezuela avançou nas medidas de controle sobre a região de Essequibo da vizinha Guiana. O ditador designou um general para ser a autoridade única de um estado chamado de Guiana Essequiba e autorizou a petroleira estatal PDVSA a criar subsidiárias para explorar petróleo e gás na região em disputa.


Maduro fez o anúncio de nove medidas numa assembleia geral do conselho federal de governo, com participação do conselho de estado e do conselho de defesa da nação. Uma dessas medidas é a criação da alta comissão para a defesa da Guiana Essequiba, coordenada pela vice-presidente Delcy Rodríguez. Outra decisão foi a criação de um estado chamado de Guiana Essequiba a partir de uma lei orgânica enviada para debate na assembleia nacional eleita em 2020.


Além disso, Maduro apresentou um novo mapa da Venezuela incluindo o território em disputa com o país vizinho e alvo de uma consulta pública no domingo. A área representa cerca de 70% do território da Guiana e acredita-se que seja rica em reservas de petróleo.

MAIS NOTÍCIAS