COP28

"O planeta não vai esperar para cobrar a próxima geração", diz Lula na COP 28

Presidente afirmou que o planeta está "cansado" de discursos vazios e acordos climáticos não cumpridos

Modelo

Da Redação

01/12/2023 07:24

COP28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Dubai, nos Emirados Árabes, para cumprir uma agenda repleta de compromissos durante a COP 28. Agenda de Lula em seu primeiro dia na COP 28 dia prevê encontros bilaterais com presidente de Israel, Isaac Herzog; com o secretário-geral da ONU, António Guterres; com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez; e com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.


Em seu discurso nesta sexta-feira (1), o presidente Lula afirmou que é preciso que haja atitudes concretas para combater o desequilíbrio climático, uma vez que a temperatura mundial tem se mantido 1,5 grau acima dos índices pré-industriais. O presidente reforçou que o ano de 2023 será o mais quente dos últimos 125 mil anos e deu exemplos do que acontece no próprio Brasil, com uma seca sem precedentes na Amazônia e o sul do país sofrendo com tempestades e enchentes. Nas palavras de Lula, "a ciência e a realidade mostram que a conta chegou antes da hora e quem paga primeiro são os mais pobres."


Em seu discurso, o presidente reforçou que: "o planeta não espera para cobrar a próxima geração e está cansado de acordos climáticos não cumpridos e de discursos eloquentes e vazios. Para conferir o trecho assista ao vídeo acima!

MAIS NOTÍCIAS