COP28

G77 + China: "Não é uma guerra, é um genocídio", diz Lula sobre conflito entre Israel e Hamas

Fala do presidente acontece um dia após reunião com presidente de Israel, Issac Herzog

Modelo

Da Redação

02/12/2023 14:26

COP28

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva voltou a criticar a guerra entre Israel e Hamas durante discurso em reunião do G77+China sobre Mudança do Clima. O presidente usou o espaço para dizer que o objetivo é proteger o planeta, mas não para entregá-lo para a guerra. A fala ocorreu durante a conferência do clima COP28 em Dubai, um dia após Lula ter se encontrado com o presidente de Israel, Isaac Herzog.


Lula voltou a chamar de "insana" a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas e afirmou que o conflito se trata de um "genocídio." O presidente pediu sensatez e também citou a guerra entre Rússia e Ucrânia.


"Eu penso que, daqui do G77, era importante que a gente fizesse o chamamento àqueles que estão em guerra de que é hora de parar, hora de conversar, hora de a sensatez tomar conta da alma humana para que a gente possa acreditar que estamos tentando salvar o planeta não pra destruir com guerra, mas para que a gente viva em paz".


O presidente também reforçou para que as nações fizessem um "um chamamento" ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, "para que a ONU dedique um esforço imensurável para ver se conseguimos fazer um acordo" para alterar o Conselho de Segurança da entidade. "Ou colocamos mais países participando da ONU ou a irresponsabilidade vai prevalecer sobre a sensatez daqueles que brigam pela paz".


MAIS NOTÍCIAS