Mundo

Ex-presidente Alberto Fujimori deixa prisão no Peru

Político de 85 anos cumpre uma pena de prisão de 25 anos por abusos de direitos humanos e corrupção

Modelo

Da Redação

06/12/2023 22:37

Alberto Fujimori

Fonte: Reprodução/Redes Sociais

Mundo

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori deixou a prisão onde cumpria pena no Peru.


Fujimori deixou a prisão de Barbadillo, em Lima, de máscara e cercado de jornalistas e de apoiadores, que comemoraram a saída do ex-presidente. O Tribunal Constitucional do país ordenou na terça a libertação imediata do político, de 85 anos. Ele cumpre uma pena de prisão de 25 anos, emitida em 2009, por abusos de direitos humanos e corrupção.


O ex-presidente esteve no poder durante toda a década de 1990 e seu governo foi responsável pelos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, quando um esquadrão do Exército matou 25 civis em uma suposta operação antiterrorista contra guerrilheiros.


A decisão da justiça se baseou no perdão presidencial concedido a Fujimori em 2017 pelo então presidente Pedro Pablo Kuczynski, que tentava se manter no cargo. Em 2019 a Suprema Corte havia revogado o indulto e essa revogação agora foi derrubada.


Fujimori tem problemas de saúde, como câncer na boca, doença pulmonar e hipertensão. A filha dele, Keiko Fujimori, tentou se eleger nas últimas eleições presidenciais de 2021, mas foi derrotada pelo ex-presidente de esquerda Pedro Castillo.

MAIS NOTÍCIAS