UOL - O melhor conteúdo

Bill Gates promete doar fortuna nas próximas duas décadas

Bilionário destaca desejo de impedir que pessoas morram por causas evitáveis
Reprodução: Bill Gates/Redes sociais

O bilionário Bill Gates prometeu, nesta quinta-feira (8), que vai doar toda a sua fortuna nas próximas duas décadas, e que os mais pobres devem receber até US$ 200 bilhões por meio de sua fundação ao longo dos anos. O anúncio aconteceu em um momento em que os governos ao redor do mundo estão cortando gastos a ajuda humanitária.

Cofundador e filantropo da Microsoft, Gates disse ter planos para desinvestir seu império multibilionário ao longo dos anos, e encerrar as atividades da Fundação Gates até 2045.

Em publicação em seu site oficial, Bill Gates disse que: “As pessoas dirão muitas coisas sobre mim quando eu morrer, mas estou determinado que ‘ele morreu rico’ não será uma delas”, e completou “Há muitos problemas urgentes para resolver e não consigo reter recursos que poderiam ser usados para ajudar as pessoas.”

A declaração do bilionário é encarada pela mídia internacional como uma clara repreensão ao governo norte-americano, em especial, ao presidente Donald Trump, que encerrou o pacote de ajuda humanitária dos Estados Unidos, que era o maior doador do mundo. Ele também destacou o desejo de impedir que pessoas morram por causas evitáveis, e enfatizou que erradicação de doenças e da pobreza só seriam possíveis com auxílio governamental.

Desde sua fundação em 2000, a fundação Gates doou mais de US$ 100 bilhões para causas como campanhas de vacinação, combate à fome e ajuda humanitária. Bill Gates espera que o órgão gaste cerca de 99% de sua fortuna pessoal, encerrando as atividades algumas décadas após sua morte.

Alexandre Mansano (sob supervisão de Júlia Alves)

Compartilhe com seus amigos!