UOL - O melhor conteúdo

Benjamin Netanyahu se reúne com Donald Trump para falar sobre sanções ao Irã e tarifas de 17%

Líderes devem discutir “tarifaço”, possíveis sanções ao Irã e luta contra Tribunal Penal Internacional (TPI)
Reprodução: BandNews TV

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desembarcou nos Estados Unidos a convite de Donald Trump para se reunir nesta segunda-feira (7) com o presidente americano. A expectativa é que os dois chefes de Estado discutam sobre possíveis sanções ao Irã, além das tarifas de 17% anunciadas pelo norte-americano na última semana sobre importações de produtos israelenses.

A reunião também deve dar espaço para conversas sobre a libertação de reféns ainda em posse do grupo extremista, a renovação da trégua entre Israel e Hamas, as relações israelo-turcas e a luta contra o Tribunal Penal Internacional (TPI), conforme comunicado pela Casa Branca.

O conflito contra o TPI, mencionado pelo governo de Washington, faz referência ao boicote a ao mandado de prisão emitido pelo tribunal contra Netanyahu. O órgão acusa o premiê de crimes de guerra no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Este será o segundo encontro entre os dois desde a posse de Trump. A primeira reunião aconteceu no mês de fevereiro, quando o presidente americano anunciou a intenção de tomar o controle da Faixa de Gaza após o fim do conflito entre Israel e Hamas. Além disso, o premiê foi o primeiro líder recebido pelo norte-americano desde a sua posse, no dia 20 de janeiro.

Benjamin Netanyahu também viajou na última semana à Hungria para se reunir com o premiê Viktor Orbán.  Como membro do TPI, o país deveria cumprir o mandado de prisão contra Netanyahu. Em resposta, Orbán disse que as regras do tribunal não iriam se impor sobre as leis húngaras.

Alexandre Mansano (sob supervisão de Júlia Alves)

Compartilhe com seus amigos!