UOL - O melhor conteúdo

Papa Francisco receberá alta neste domingo, segundo equipe médica

Após deixar o hospital, o pontífice retornará ao Vaticano, onde deverá permanecer em repouso por dois meses e continuará sob cuidados médicos

Os médicos responsáveis pelo tratamento do Papa Francisco anunciaram neste sábado (22), em uma coletiva de imprensa realizada às 14h (horário de Brasília), que após cinco semanas internado devido a problemas respiratórios no hospital Gemelli, em Roma, o pontífice receberá alta neste domingo (23). Segundo a equipe médica, o Papa, de 88 anos, foi tratado por uma pneumonia dupla.

Apesar da melhora, o pontífice precisará seguir em repouso por dois meses ao retornar ao Vaticano. Durante esse período, ele continuará sob cuidados médicos e precisará adotar um estilo de vida mais calmo, podendo retomar suas atividades gradualmente.

A coletiva foi conduzida pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, e contou com a participação dos médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone.

De acordo com Alfieri, o quadro de Francisco se manteve estável há duas semanas, e nos últimos 10 dias foram observadas melhoras significativas. No entanto, ele ainda passará por sessões de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, pois sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.

Na sexta-feira (21), o Vaticano já havia informado que ele precisará “reaprender a falar” devido ao impacto do uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.

Os médicos também revelaram que, durante a internação, o Papa enfrentou dois momentos críticos, nos quais esteve em perigo de morte, mas não precisou ser entubado. Agora, a recomendação é que ele adote um “estilo de vida mais calmo” e evite encontros frequentes com grandes grupos, para reduzir o risco de novas infecções. Apesar de estar curado da pneumonia dupla, alguns vírus ainda permanecem em seus pulmões, exigindo acompanhamento contínuo.

Durante a coletiva, a equipe médica destacou que Francisco manteve o bom humor na maior parte do tempo, embora tenha passado por momentos de preocupação quando seu quadro se agravou.

Antes de deixar o hospital, Francisco fará uma breve saudação aos fiéis no local. Esta será sua primeira aparição pública desde a internação.

Laura Basílio sob supervisão de Denise Bonfim.