O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou no Japão nesta segunda-feira (24) – no horário local – acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os ex-presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), da Câmara também constituem o grupo, juntamente com outros parlamentares e ministros.
A visita de Estado foi planejada para ampliar as parcerias comerciais na Ásia. O embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, explicou que há expectativa de avançar na discussão das relações entre Mercosul e Japão. Além disso, foi destacado as questões relacionadas à atração de investimentos, fomentando a colaboração público-privada.
Lula será recebido pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako. Terá ainda uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e um evento empresarial no Hotel New Otani, realizado pelo Itamaraty com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com participação de 500 empresários.
Na sequência, entre os dias 27 a 29 de março, o presidente Lula realiza visita oficial ao Vietnã, com intuito de estreitar a parceria estratégica, o diálogo político e a cooperação econômica entre os dois países.