O governo federal vai lançar nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200. A primeira fase deverá ser focada somente em aposentados. Cerca de 23 milhões podem ser beneficiados.
Inicialmente, era previsto que a iniciativa também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda. Porém, o governo quer avaliar o impacto antes de expandir o público-alvo.
A medida, segundo os idealizadores, visa “permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil’.
As passagens serão vendidas através de um site específico, onde o aposentado poderá verificar disponibilidade e fazer a compra diretamente com as companhias aéreas. O governo afirma que não haverá uso de dinheiro do orçamento federal para subsidiar as passagens.
O programa conta com o apoio das companhias aéreas, que vão disponibilizar bilhetes a esse preço para ocupar assentos ociosos nos voos.