Lula em discurso na cúpula do Brics: “Gaza se tornou o maior cemitério de crianças”

Presidente participou do evento por videoconferência; presidente também disse que conflitos simultâneos podem culminar em uma nova guerra mundial
Reprodução/REUTERS

O presidente Lula (PT) participou, nesta quarta-feira (23), da reunião ampliada da 16ª Cúpula dos Brics. Ele estava no Palácio da Alvorada, em Brasília, e participou do evento por videoconferência.

Lula havia planejado estar presente na cúpula, que ocorre em Kazan entre 22 e 24 de outubro, mas, seguindo orientação médica, cancelou a viagem após sofrer uma queda no banheiro no último sábado (19). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando Lula no evento, tendo embarcado na noite de domingo (20).

Em seu discurso, Lula disse que a Faixa de Gaza se tornou o “maior cemitério de crianças e mulheres do mundo”. Segundo Lula, o bloco precisa atuar para evitar a escalada dessa “insensatez”. Ainda segundo o presidente, os conflitos simultâneos na Europa e Oriente Médio podem culminar em uma nova guerra mundial.  “No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais é fundamental resgatar a nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO