Em cerimônia militar com tapete vermelho nesta sexta-feira (10), o ditador Nicolás Maduro toma posse de seu terceiro mandato ao lado da esposa e de aliados.
Com um esquema de segurança reforçado, a posse ocorreu na capital venezuelana. O chavista afirma que venceu as eleições presidenciais com 51% dos votos, mas nunca divulgou as atas eleitorais.
A cerimônia ocorreu sem a presença de chefes de governo, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, configurando uma posse isolada.
Em discurso, Maduro saúda a classe trabalhadora, movimentos e os 120 delegados e delegadas representantes de países presentes, e diz:
“Eu digo ao povo: essa faixa é do povo, é do presidente. Eu sou o presidente do povo, jamais falharei, jamais trairei vocês. Vamos adiante, com muita força, a força de um povo que quer pátria, que quer futuro, que quer paz. Que nada se confunda com o povo da Venezuela, que nada se confunda com a gente. Haverá paz, haverá paz. Somos guerreiros da história e garantimos a paz e a soberania nacional para sempre.”
Ao final do discurso, Maduro relembra sua trajetória política e faz agradecimentos a toda a família Chávez.