Donald Trump teve sua sentença anunciada no caso envolvendo a ex-atriz pornô Stormy Daniels. Ele foi condenado a “liberdade incondicional”, o que significa que ele não vai enfrentar uma pena de prisão, penalidades ou liberdade condicional pela condenação.
O presidente eleito dos Estados Unidos foi condenado por 34 crimes em março de 2024, na investigação que apurava o pagamento de subornos à Daniels em 2016 para que ela não revelasse um suposto relacionamento extraconjugal.
A promotoria de Nova Iorque entendeu que houve crime por que as despesas foram declaradas como parte da campanha presidencial. Segundo a Suprema Corte, houve uma espécie de “manipulação” das eleições, já que o eleitorado não tomou conhecimento do caso antes da votação que o elegeu.
Agora, ele é o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a ser condenado.
Trump vai recorrer
O presidente eleito se declarou inocente, e afirmou que vai apelar da sentença. “Sou totalmente inocente, não fiz nada de errado”, disse ele, que participou da audiência de forma online.
Trump classificou o processo como “uma caça às bruxas política” feita para “prejudicar sua reputação” durante as eleições.
Nas redes sociais, ele escreveu que o evento foi “uma farsa desprezível e, agora que terminou, vamos recorrer dessa farsa, que não tem mérito, e restaurar a confiança dos americanos em nosso outrora grande sistema de justiça”.
Agora que a sentença foi proferida, ele está livre para entrar com um novo recurso.