Primeiro-ministro do Canadá renúncia em meio à crise

Decisão foi divulgada durante pronunciamento em Ottawa

O primeiro-ministro do Canadá anunciou nesta segunda-feira (6), que vai deixar o cargo em meio a uma crise histórica no parlamento. Justin Trudeau fez um discurso confirmando que irá deixar o comando do partido liberal e do governo assim que um novo líder foi escolhido.

Agora, os Liberais vão iniciar um processo eleitoral interno para decidir quem será o novo premiê. As disputas, no entanto, geralmente levam meses para serem organizadas e, mesmo que o partido acelere o processo, Trudeau não deve deixar o cargo tão cedo.

O afastamento ocorre diante de um resultado negativo de pesquisas sobre a atuação do governo. A pressão começou a aumentar no mês passado, após o primeiro-ministro tentar destituir a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, uma das suas aliadas mais próximas, depois que ela rejeitou as propostas de aumento nos gastos.

Advertisement

Freeland renunciou ao cargo posteriormente e escreveu uma carta acusando Trudeau de “truques políticos” em vez de se concentrar no que era melhor para o país. O aumento do custo de vida da população e o desempenho ruim das contas públicas também contribuíram para a queda.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO