Donald Trump foi certificado pelo Congresso nessa segunda-feira(6), como novo presidente dos Estados Unidos.
Em Cerimônia comandada pela vice-presidente Kamala Harris, a Câmara e o Senado dos Estados Unidos certificaram e validaram, em sessão conjunta, os votos que resultaram na vitória do presidente eleito Donald Trump nas eleições realizadas em novembro de 2024.
A cerimônia que começou por volta das 15h (horário de Brasília), foi realizada no Capitólio, edifício sede do Congresso americano, em Washington D.C, e durou cerca de 30 minutos. No total foram 538 votos, sendo 312 votos para Trump, e 226 para Kamala Harris.
Apesar de se esperar uma cerimônia pacífica, ainda assim, a cerimonia ocorreu sob forte esquema de segurança, sendo designado pelo Departamento de Segurança Interna como um “evento nacional especial de segurança”. O entorno do Capitólio foi bloqueado, com altas cercas de metal, e recursos de segurança federais, estaduais e locais foram reforçados.
Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump tentaram barrar a certificação de Joe Biden, inflamados por alegações falsas sobre uma eleição roubada. Dessa vez os resultados não foram contestados pela adversária democrata do nova-iorquino.