Premiê do Canadá Justin Trudeau pode deixar cargo hoje

Demissão da ministra das Finanças mergulhou o país em uma crise política

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pode renunciar ao cargo hoje (6) após nove anos. De acordo com a imprensa do país, o canadense deve deixar o posto de líder do Partido Liberal e, consequentemente, o de premiê.

Não se sabe, no entanto, se Trudeau sairia imediatamente ou se ele iria esperar até que um novo nome seja escolhido. O afastamento seria um pedido de políticos do próprio Partido Liberal, que estão preocupados com o resultado negativo de pesquisas sobre a atuação do governo.

A pressão começou a aumentar no mês passado, após o primeiro-ministro tentar destituir a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, uma das suas aliadas mais próximas, depois que ela rejeitou as propostas de aumento nos gastos.

Advertisement

Freeland renunciou ao cargo posteriormente e escreveu uma carta acusando Trudeau de “truques políticos” em vez de se concentrar no que era melhor para o país.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO