Foi anunciado nesta segunda-feira (6) pelo governo brasileiro o ingresso formal da República da Indonésia no BRICS, na condição de membro pleno. O anúncio foi o primeiro ato do Brasil como presidente do grupo.
Com a entrada da Indonésia, os BRICS passam a contar com dez membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia. A Arábia Saudita foi convidada, mas ainda não respondeu.
A entrada da Indonésia na aliança estava aprovada desde agosto de 2023, mas, em função das eleições presidenciais em 2024, o país comunicou ao grupo seu interesse de ingressar no BRICS somente após a formação do novo governo. Os países do BRICS, por consenso, aprovaram a entrada da Indonésia.
Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia compartilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, cujo lema é “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.